domingo, novembro 27, 2005

#002 - Novembro 2005

Cá estamos nós outra vez. Esta semana não comprei nenhum CD pelo que tive que ir buscar os que ja tinha cá em casa desde o inicio do mês. O que também quer dizer que já tive oportunidades para os ouvir melhor.

Desde já deixo um aviso: o podcast abre forte! se não gostarem, passem à frente porque o resto é um pouco diferente :)


Bem, a semana passada critiquei este novo lançamento dos Children of Bodom, mas realmente o problema é que estou mal habituado. O CD é bastante bom em si, mas acho que mesmo assim, já fizeram bastante melhor. É incrivel como estes músicos conseguiram a projecção que têm e que tudo começou quando ainda nem tinham 20 anos. Quando os ouvi pela primeira vez, para ai à uns 5 ou 6 anos, dizia-me o dono da loja de cds no metro do Marquês de Pombal qualquer coisa como: é uma banda que consegue impressionar pela sua qualidade, pessoas de vários àreas - heavy, thrash, death, black, góticos, punk - vem aqui e compram o CD deles.
Neste CD parece que abrandaram o ritmo de execução e as vocalizações - a coisa com que eu implicava mais - mudaram um bocado e ficaram mais claras, menos gritadas, mas nem por isso melhores. Ficarei a aguardar pelo próximo lançamento com a mesma expectativa que tinha para este...


Não fosse por os Children of Bodom serem uma das minhas bandas preferidas, e este teria sido um podcast 100% em português! De seguida vem uma maratona Planet Hemp. Cheguei a esta banda brasileira depois de ouvir Marcelo D2 que é o vocalista. Fazem um crossover entre punk hardcore e hip hop, que esteve na moda no final dos 90, e fazem-me lembrar os portugueses Yellow W Van, embora esta referência seja provavelmente ao contrário, pois os Planet Hemp já existiam antes, eu é que os conheci por outra ordem.
Temos aqui uma faixa do seu primeiro cd e duas do terceiro (era o que havia na Fnac). Gosto especiamente deste último, pois tem momentos mais calmos e ambientes bem construidos sempre com uma base ritmica brasileira e não somente umas guitarradas com um ritmo rap.


Já que estava na secção brasileira da Fnac, olhei para o resto das filas e reparei em O Rappa. O nome já me intrigava há algum tempo, mas não tinha ideia do que seria. Ao meu estilo caracteristico, lá saquei um dos CDs que estava no armário sem saber no que me ia meter... Quando estava a procurar o web site deles para por aqui, descobri que este CD foi um enorme sucesso de vendas no brasil, vendendo mais de 300.000 cópias. Musicalmente são uma fusão de estilos sobre uma base Reggae/Dub e ouve-se bem.


Depois de uma viagem pelo estrangeiro, aterramos aqui em Portugal. Madvision foi um projecto que me apanhou completamente desprevenido, não tinha ouvido nada sobre ele, até ver um bocade de entrevista na Sic Radical - acho que no Beatbox do Mariño - e depois uma reportagem na Hip Hop Nation. Parecia um sonho, alguns dos meus músicos de hip hop preferidos juntos num grupo? E o Sam que nunca mais lançava um novo CD... Mas depois tudo mudou, que desilução... Acho que o CD não tem uma qualidade equivalente à dos músicos, sem músicas que se sobreponham à maioria, sem nunca passar do normal. Parece-me que foi feito à pressa ou então, não foi trabalhado o suficiente (não faço ideia do trabalho que foi investido nele, mas é isto que me parece), as bases musicais e as rimas parecem feitas sem grande preocupação em criar um conjunto coerente e que seja realmente interessante. Parece um trabalho de pessoas que estão a começar e que querem gravar sem avaliarem o resultado final. Isto é apenas a sensação com que fiquei quando ouvi o CD, não quero com isto retirar o mérito ou dizer mal das pessoas que fizeram o CD, até porque como disse, gosto particularmente do Sam The Kid, do Kacetado e do Kronic. Força e fico a aguardar o próximo registo :)


Continuando no Hip Hop lusitano, comprei mais uma compilação nacional, TPC - Sessões de Hip Hop Vol. 1. Mas que capa horrivel tem este CD... se não tivesse visto o nome do Sam The Kid logo na primeira música quando virei o CD e acho que ainda estaria no expositor neste momento. Claro que a capa não é tudo, por isso depois de ouvir, acho que até é uma boa compilação. Surpreendeu-me a presença e o envolvimento do Boss AC e do Gutto neste projecto, que conta com nomes recorrentes no Hip Hop em Portugal, mas que não estava habituados a ouvir juntos... mas o que percebo eu que entrei neste comboio tarde. Uma nota final, só agora reparei que este cd já tem uns anos, pois foi editado em 2000.

Fiquem bem.


Tracklist:


1. Children Of Bodom - Bastards Of Bodom
2. Planet Hemp - Fazendo A Cabeça
3. Planet Hemp - Zerovinteum
4. Planet Hemp - Biruta
5. O Rappa - Eu Não Sei Mentir Direito
6. Madvision - Hip Hop Nation
7. Bomberjack - 4 Ases

Tempo Total: 27:29

2 Comments:

  • Tu não podes ter problemas por usar músicas com (C) sem autorização num PODCAST?

    By Anonymous Anónimo, at 12:21 da manhã  

  • Imagino que sim, no entanto, tal como digo, todas as musicas são de CDs que eu compro, não são obtidas por meios ilegais... E a minha intenção é divulgar a música, levar as bandas a pessoas que as não conhecem, o que por si é um incentivo à compra (legal) por parte de quem gostar.

    By Blogger vmlf, at 7:55 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home