domingo, dezembro 04, 2005

#003 - Dezembro 2005

Fame - I'm gonna live forever
I'm gonna learn how to fly - high



E é assim que abre o podcast desta semana. Já estava de saida da Fnac com a minha pilha de CDs para o mês quando vi a banda sonora do Fame pelo canto do olho numa das bancadas dos corredores. Esta foi mesmo uma compra implusiva e já não consegui sair da loja sem trazer numa cópia. É uma série que adorava ver quando ela passou na RTP e é incrivel que apesar de não ouvir a música à uma carrada de anos, quando coloquei o CD no leitor do carro ainda sabia a letra quase toda - também em playback é sempre mais fácil :)
A música é cantada por Irene Cara, e curiosamente, a banda sonora é do filme - que eu nem sabia que existia - e não da série...


De seguida, a previsão do tempo. A sério. Foi assim que um amigo meu me descreveu o Pat Metheny, o gajo cujas músicas são para sonorizar a meteorologia na televisão. Isto foi quando comprei o Imaginary Day do Pat Metheny Group, e realmente, algumas das faixas davam optimos acompanhamentos. Mas como conheco pouco do seu reportório, lá dei uma vista de olhos pela secção dos CDs do Pat Metheny e este foi o que escolhi para comprar. A escolha deveu-se apenas à capa, que me fez lembrar a capa do Sounds of the City - New York, o que é um critério como outro qualquer, especialmente porque nunca sequer ouvir o sounds of the city... pura empatia portanto.
Depois de ouvir, devo dizer que tem bastantes diferenças em relação ao Imaginary Day, um pouco mais standard jazz e não tanto ambientes sonoros, mas o estilo de guitarra está presente e reconhecivel. Não conheco os acompanhantes nesta gravação, mas os Heath Brothers são concerteza uma instituição do jazz americano, tal é a lista de músicos com que já tocaram. Um bom disco de jazz.


Agora que está a chegar ao fim, gostava de referir aqui um excelente contributo para a divulgação do jazz em Portugal: o "let's jazz em público", uma colecção de CDs distribuida em conjunto com o jornal Público. É um projecto do José Duarte, que é mais conhecido pelo seu programa de rádio "5 minutos de jazz", e ao longo dos 31 Cds que compõem a colecção, fazem uma viagem por grande parte do universo do jazz, principalmente das décadas de 40, 50 e 60. Esta semanha saiu o número 28 dedicado a solistas, e aqui deixo uma faixa de John Coltrane, músico que conheço pouco, mas o pouco que conheço tornou-se marcante para mim - o "A Love Supreme".


A minha admiração pelo Armando Teixeira fez-me comprar o CD seguinte, pois pensava que se tratava de mais um lançamento seu, mas quando abri o CD descobri que estava enganado. A metade de cara da fotografia da capa tinha-me enganado, afinal Kubik não era ele, mas sim Victor Afonso. Mas não pensem que foi uma má compra, pois o CD é engraçado, assente numa electrónica experimental que ameaça resvalar para além do audivel, mas sem nunca ultrapassar esse limite. Cada música tem uma base, um objectivo subjacente, presente em todos estes desvarios dando origem a algumas músicas bastante originais.

Queria aproveitar estas últimas linhas para agradecer ao Duarte Velez Grilo e ao seu podcast Blitzkrieg Bop por ter feito uma referência ao meu podcast num dos seus posts mais recentes. Graçar a ele, já recebi bastantes visitas, sendo a maior parte provenientes do seu blog. E, ele não sabe isto, mas o podcast dele foi em grande parte responsável pela criação deste... Muito obrigado e continua que vais bem!

----------------------

PS: o podcast esta semana vai um bocado atrasado porque o site onde eu guardava os ficheiros está com problemas e tive que encontrar outro host. Espero que agora não tenha mais problemas destes tão cedo.



Tracklist:


1. Irene Cara - Fame
2. Pat Metheny & The Heath Brothers - Arthurdoc
3. John Coltrane - Spiritual
4. Kubik - Offertorium

Tempo Total: 30:21

6 Comments:

  • Obrigado, mas não tens nada que agradecer. :-)

    Já agora, qd faço download com o Juice, dá um erro quando chega aos 100%, e ele pensa que não puxou o ficheiro todo. Assim, na próxima volta , volta a puxar o mesmo ficheiro, apesar de já o cá ter. Assim que tiver o log do erro, ponho aqui.

    By Blogger zedascouves, at 12:11 da manhã  

  • Isso é estranho. Quando eu publiquei o podcast, fiz download pelo iTunes e funcionou, mas depois tive problemas (mais uma vez) com o site onde tinha o ficheiro guardado e mudei para outro. Será que isso provocou alguma confusão? vou tentar fazer o download agora com o novo site...

    By Blogger vmlf, at 8:51 da manhã  

  • DownloadJob 36206832 'comprasdomes_003_dezembro_2005.mp3' reports: An error occurred; aborting.
    Traceback (most recent call last):
    File "ipodder\core.pyc", line 370, in run
    File "ipodder\history.pyc", line 447, in save_encinfo
    File "ipodder\history.pyc", line 23, in mkfilenamekey
    UnicodeEncodeError: 'ascii' codec can't encode character u'\xca' in position 44: ordinal not in range(128)

    É este o erro. Ele mantém-se desde a 1ª edição, por isso julgo que tem a haver com a maneira como o ficheiro mp3 está codificado.

    By Blogger zedascouves, at 12:48 da tarde  

  • Instalei o Juice e realmente também me dá um erro. Penso que tem a ver com o nome do podcast por ter um Ê em MÊS e o programa não consegue lidar com o caracter acentuado de forma correcta.

    By Blogger vmlf, at 11:18 da tarde  

  • Ok, acabei de dar uma olhada no forum do Juice e é um problema já identificado. Agora é só esperar por um update...

    http://www.juicereceiver.com/support/viewtopic.php?t=676

    By Blogger vmlf, at 11:26 da tarde  

  • Ok, já li também. Parece que eles têm lá um remendo, mas para quem não sabe, pode ser complicado.

    O mais fácil ainda seria mudar o nome do feed, ainda que temporariamente, não?

    By Blogger zedascouves, at 1:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home