domingo, dezembro 11, 2005

#004 - Dezembro 2005

Olá a todos.


Brasil. Dj Marlboro. Favela Funk. Devo desde já dizer que a primeira vez que ouvi este disco, detestei-o. Pelo menos foi isso que eu pensei na altura. Mas achei isto muito estranho. Então até tinha lido uma boa critica no Expresso, tinha Funk no titulo, era a nova moda internacional saida do Brasil, e eu achava o CD uma merda? Lá dei o beneficio da dúvida e ouvi algumas vezes mais o CD, e acho que descobri! O disco não tem nada de Funk, nem tem nada a ver com o que eu estava à espera - mistura de samba, funk, batucada, etc. como o primeiro disco do Seu Jorge. Ora então foi apenas um choque de espectativas que eu senti da primeira vez. Deitando fora os preconceitos, neste momento, posso dizer que até gostei de pelo menos metade das músicas do CD, embora ainda tenha algumas que... parece uma mistura pimba dos mixs da rádio cidade com qualquer coisa que torna tudo muito suspeito.
Concluindo, não posso propriamente recomendar o CD a toda a gente, pelo que tem que ouvir e decidir por vocês - as músicas que escolhi são as que gostei mais.


Passemos então ao Funk à séria. Comecem lá a pensar de que década são as músicas desta compilação, que eu já dou a resposta...
Jazz Funk Sessions foi uma agradável supresa, as compilações são sempre uma boa maneira de conhecer várias abordagens a um estilo de música porque incluem mais do que uma banda, mas por vezes, a qualidade de som não é a melhor. Pois posso dizer que o estilo e o som são do melhor que há, o que me deixou com vontade de comprar as outras edições Sessions - pena é que são mais de 30...
De todos os nomes apresentados na compilação, só conhecia um ou dois, mas a qualidade geral é excelente. Escolhi dois temas, um de cada CD, e isto é o que as notas dizem sobre eles:

Lonnie Liston Smith - Expansions

If ever there was a true jazz funk athem, then "Expansions" would be up there as favourite for the title.

Bob James - Westchester Lady

Pianist/keyboards maestro Bob James is renowed as the king of "crossover" jazz - nice and polite smooth arrangements, catchy songs, slick prodution - what we now class today as "smooth jazz".

O loop de teclados desta segunda música não me é estranho, mas não me consigo lembrar onde é que o ouvi. Mas claro, na altura em que tudo isto foi feito, ainda os loops e os samples eram quase inexistentes. Pois é, em resposta à pergunta que fiz em cima, quase todas as músicas foram gravadas entre 1975-1982. Ou seja, quase tudo feito à mão que ainda não havia Pro Tools, nem Akai nem nada que se pareça. Tudo orgânico e com um som maravilhoso.



Tracklist:


1. Cidinho e Doca - Rap da felicidade
2. Força do Rap - Bonde da CDD
3. Mr. Catra - Cachorro
4. Loonie Liston Smith - Expansions
5. Bob James - Westchester Lady

Tempo Total: 24:28

2 Comments:

  • Gosto do espírito deste podcast. Palavras p'ra quê, se a estrela deste podcast é a musica?

    Quando gosto mais de uma ou outra musica, lá trato de saber mais consultando o blog...

    ... e foi assim que descobri este cd do Favela Funk! É alegre. É ritmado. É diferente. Gosto!

    continua que eu estou cá para escutar!

    By Blogger atrasado, at 5:46 da tarde  

  • Obrigado pelo apoio. Vou tentar continuar a manter o nivel e diversidade e só espero que de vez em quando alguém goste tanto como eu de um dos CDs e o compre também para apoiar os músicos.

    By Blogger vmlf, at 8:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home