domingo, dezembro 18, 2005

#005 - Dezembro 2005


Começamos esta semana com prata da casa. Royalistick é um MC português e que acabou de lançar o seu album de estreia - "Visão Periférica". Esta música não veio do CD dele, mas sim do CD da Hip Hop Nation Portugal de Dezembro, que era o que eu tinha aqui em casa e achei a faixa bastante boa. Gostava também de aproveitar para destacar a revista em si, porque penso que tem qualidade e tenta dar bastante espaço ao movimento nacional, não se limitando a ser uma cópia da versão espanhola. Agora só lhe falta ter um website em condições...


A seguir temos umas faixas do novo album do Guru, "Version 7.0 - The Street Scriptures". Para alguns uma lenda viva pela sua participação nos Gangstarr, eu confesso que só conheço o Guru da sua série Jazzmatazz, o que por si só é mais do que suficiente para gostar dele. Este é um excelente album, mas sempre com um ambiente de reflexão e melancolia a pairar sobre quase todas as músicas. São poucos os momentos de festividade e euforia.
Quando estava aqui a juntar as músicas para este podcast, reparei que o loop de base para a música do Royalistick e do What's My Life Like? do Guru são muito semelhantes, o que não deixa de ser curioso... músicos separados por tanta distancia e no entanto as suas referências são semelhantes :)


Gosto bastante da ACT, editora alemã de jazz que tem faz sempre uns samplers com músicas dos seus recentes lançamentos, e que são bastante baratos. Neles encontro sempre nomes que não conheço de lado nenhum, mas que fazem música bastante boa - talvez o desconhecimento seja meu e não propriamente um problema de divulgação :)
Confesso que gosto bastante do jazz nórdico, acho que têm um jeito para fazer música que neste momento não tem quase igual no mundo inteiro. E é assim que deixo aqui Jonas Knutsson e Johan Norberg com "Jämtpelle", uma música bem ao jeito nórdico e bastante chillout.


Já aqui tinha referido a colecção "let's jazz em público", mas o lançamento desta semana é referente à bateria, o meu instrumento preferido, pelo que não resisti a incluir uma música da colectânia. A ligeira dissonância dos instrumentos de sopro agrada-me e depois o solo de Elvin Jones na bateria é uma coisa assombrosa.



Fechamos esta semana com outra música do "Magic Moments 3", desta vez tocada pelo Esbjörn Svensson Trio, ou e.s.t., talvez o nome mais conhecido do catálogo da editora ACT. E por mérito próprio, pois são realmente muito bons.

Bom natal para todos nós, e espero estar de volta dia 25 com uma nova edição/prenda para vocês.



Tracklist:


1. Royalistick - Visão Periférica
2. Guru - What's My Life Like?
3. Guru Featuring Styles P. - Don Status
4. Jonas Knutsson / Johan Norberg - Jämtpelle
5. Elvin Jones & Jimmy Garrison Sextet - Aborigine Dance in Scotland
6. e.s.t. - The Rube Thing (Live in Berlin 2005)

Tempo Total: 26:35

1 Comments:

  • Visão Periférica é um dos melhores beats de Hip Hop do momento.

    Boa Edição.

    By Anonymous Anónimo, at 7:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home