sábado, dezembro 31, 2005

#006 - Dezembro 2005

Esta edição estava dificil, mas finalmente, no último dia do ano aqui está ela - e com a quota de artistas portugueses (estou a brincar, acho as quotas uma parvoice, os portugueses que aqui estão merecem-no).


Comecemos então com um CD interessante, "3 Pistas", mais um projecto com o apoio da Antena 3. Cada uma das bandas convidadas tinha a possibilidade de gravar umas músicas usando apenas três pistas para misturar o som. As duas faixas que seleccionei são antagónicas, pois se para os 1-UIK Project, isto parece à partida limitador, para o The Legendary Tiger Man acho que ainda sobraram pistas...
Os 1-UIK Project lançaram este ano o seu primeiro album e é bastante bom. Gosto das vocalizações do Kalaf, fora do normal.
Quanto ao Paulo Furtado, aqui com o nome The Legendary Tiger Man, admiro o seu esforço por manter este seu projecto a solo pleno de força e sentimento, apesar de gostar mais do som preenchido dos WrayGunn.


Demorei algum tempo para comprar o novo album dos Rammstein, "Rosenrot", culpa das criticas não muito boas que li na imprensa. Gostei imenso dos dois primeiros albuns, e dai para cá os outros não me ficaram na cabeça. Ao ouvir este, achei que tinham usado uma abordagem bastante mais dinâmica e não tão rigida, mais gótica e menos industrial, o que foi uma surpresa. A primeira faixa do CD que inclui aqui agarrou-me logo, e só achei francamente má a incursão pelo espanhol de um tema para o final do disco. Recomendo.


Já não ouvia este senhor há algum tempo. Peter Tägtgren, musico e produtor de eleição na área do metal, aqui com o seu projecto a solo, no qual toca, canta, grava, produz e mistura tudo. Acho que o album tem altos e baixos e é capaz de ser um sapo dificil de engolir para quem gosta dos Hypocrisy. Eu gosto de ambas as bandas.
O DVD bónus que traz alguns videos é interessante, especialmente pela visita guiada que o próprio Peter faz ao seu estúdio e gravação do CD.


Confesso que nem me lembro bem da Sara Tavares do tempo em que ganhou o Chuva de Estrelas e da sua participação no festival da canção. Os meus interesses eram outros na altura. Mas quando ouvi a reportagem e entrevista na TSF achei que tinha que ouvir o CD, que pela descrição parecia muito bom. E é. Simplesmente com um ambiente mais melancólico do que estava à espera.
Aqui cabe uma mistura engraçada de ritmos Cabo-Verdianos, com bossanova, com world music, com sei lá o quê. Mas que sabe bem, sabe...


Parte da minha própria prenda de Natal, The Original Rare-Groove Selection é mais uma compilação de música funk-soul que me leva a ficar cada vez mais convencido que a década de 70 é uma das melhores em termos músicais do século XX.
A selecção foi dificil, mas estas foram as duas músicas que me ficaram mais no ouvido - The Futures do CD1, e The Jackson Sisters do CD2.
Desfrutem destes dois bálsamos para os ouvidos agora que vamos entrar em mais um ano novo.



Tracklist:


1. 1 Uik Project - Sal e Cinzas
2. The Legendary Tiger Man - Route 66
3. Rammstein - Benzin
4. Pain - Same Old Song
5. Sara Tavares - Balancê
6. The Futures - Ain't Got Time For Nuthin'
7. The Jackson Sisters - I Believe In Miracles

Tempo Total: 29:37

3 Comments:

  • Gostei bastante do Peter Tägtgren, mas para quem gosta de metal isso é normal, não?

    Quanto a Rammstein, até agora, ainda considero o Mutter o melhor.

    By Blogger zedascouves, at 11:43 da tarde  

  • Eu acho que gostar do Peter Tägtgren é normal, porque ele é realmente um excelente musico, mas os Pain são muito diferentes dos Hypocrisy, a banda por que ele é mais conhecido - muito mais death/black metal.

    O que eu pensei quando ouvi o novo album dos Rammstein é que devia estar desatento quando os outros sairam e que tenho que os ouvir mais vezes :)

    By Blogger vmlf, at 5:39 da tarde  

  • Quanto a "Pain", acredito. O meu gosto por metal não é muito abrangente, dedicando-se principalmente ao power metal.

    By Blogger zedascouves, at 2:25 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home