domingo, março 05, 2006

#011 - Março 2006


Grande surpresa, e sem dúvida inovadora. Este disco é poesia musicada. Não conhecia a Ursula Rucker, mas gostei bastante do seu novo album, apesar de ser uma música que provoca reações extremas - ou se gosta ou não, principalmente porque tendo uma base músical bastante boa, a predominancia é da voz que acaba por não ser cantada mas falada, a lembrar-me o Kalaf. A faixa que escolhi não é muito representativa do geral do disco, precisamente por causa disso, pois é cantada por uma convidada, tendo apenas algumas intervenções da Ursula, mas foi a que eu gostei mais.


Temos de seguida o segundo volume da compilação Jazzflora, da qual já tenho o primeiro lançamento e portanto não tive dúvidas em comprar este agora. Já devem ter percebido que eu tenho uma adoração pela música nórdica, pois acho que são os mais inovadores actualmente.
Este segundo capitulo é excelente tal como o anterior, e traz mais uma amostra do que se vai fazendo pelo norte da europa em termos de jazz electrónico/chillout, aqui representado pelos Ïoni. Altamente recomendado.


Este Release 1.0 dos Doctor Jazz é como uma montanha um pouco amorfa. Tem altos e baixos, com músicas a alternarem estilos diferentes à volta do chill electrónico com contornos jazzisticos. Nem bom nem mau, deixa-se ouvir. Como curiosidade são italianos, país não muito representado nestas áreas sonoras.



De seguida, recuamos às raizes destes sons, com uma compilação alegre e descontraida que alinha música lançada nos anos 70 com outras mais recentes. Mais uma vez, com o selo da IRMA só podia dar bom resultado. A faixa é de Terry Callier, que tem uma biografia curiosa, e que me faz lembrar o Wes Montgomery nas partes de guitarra.



Funktaxi, projecto de Andreas Bolz, tem uma sonoridade marcadamente mais electrónica e sem ser um grande disco, tem a sua graça.
As faixas Vibration Nº 1 e Nº 2 capturaram a minha atenção e por isso deixo aqui a primeira.




Continuando nas compilações de sons mais antigos, de seguida temos mais um lançamento IRMA seleccionado por Ian O'Brien chamado Sofistifunk Vol. 2. Mais música dos anos 70, desta vez com um toque brasileiro e o jazz de fusão em velocidade de cruzeiro. Uma música alegre do Quarteto Em Cy para terminar esta edição.

Até à proxima.



Tracklist:


1. Ursula Rucker - Rant (Hot In Here)
2. Ïoni - Kit Woolven
3. Doctor Jazz's Universal Remedy - 7 Reasons Why
4. Terry Callier - Keep Your Heart Right
5. Funktaxi - Vibration Nº 1
6. Quarteto em Cy - Salve O Verde

Tempo Total: 29:03